PREFEITA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM INCRA PARA BENEFICIAR FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO JOÃO DO VALE VERDE

PREFEITA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM INCRA PARA BENEFICIAR FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO JOÃO DO VALE VERDE

O ano de 2022 está começando com muito trabalho em prol do povo de São Roberto. Na manhã desta terça-feira (04) a prefeita Danielly Trabulsi assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que beneficiará as famílias do Assentamento João do Vale Verde (Canaã)

O documento prevê parceria para supervisão e atualização cadastral dos assentados; verificação de permanência das famílias beneficiárias e operacionalização de créditos de fomento à mulher do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

A prefeita ressaltou que foi muito bem recebida pelo novo superintendente do INCRA no Maranhão, Marconi Mendes Gonçalves. “Ele é muito ágil e resolutivo e certamente teremos uma ótima parceria em favor dos moradores da comunidade de Canaã, beneficiando as famílias assentadas naquela área”.

Concessão dos programas Fomento e Fomento Mulher

Num primeiro momento, o instrumento legal permitirá a concessão do programa Fomento e Fomento Mulher, cujo público alvo são famílias que desejarem implantar projeto produtivo dentro das áreas de assentamento para melhoria das suas atividades produtivas e geração de renda.

Mas a pretensão da prefeitura é que a cooperação seja estendida também aos demais programas do instituto como outros documentos que os assentados e demais proprietários de terra necessitarem.

Linhas de créditos

O valor do crédito Fomento é de R$ 6.400,00 liberados em duas operações e o Fomento Mulher é de até R$ 5 mil, em operação única, por família assentada. Assim como as demais linhas de crédito do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), para que o beneficiário tenha acesso ao crédito é necessário projeto técnico, a ser elaborado por profissional habilitado em conformidade com a finalidade de aplicação do beneficiário e dentro dos critérios específicos de cada modalidade.

Após assinatura dos contratos com os beneficiários considerados aptos, o Incra autoriza o Banco do Brasil a creditar o valor referente à modalidade solicitada, com movimentação feita por meio de cartão magnético individual, sendo o mesmo válido para todas as modalidades.

As linhas de crédito do PNRA permitem a instalação no assentamento e o desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. Desde o pedido do crédito aos agentes municipais capacitados, até a sua aplicação, haverá o acompanhamento e monitoramento de cada etapa de execução.

Os créditos chegaram em um bom momento trazem a oportunidade para o público da reforma agrária permanecer no campo e se desenvolver no meio rural.

 

ASCOM - SAO ROBERTO ASCOM