ASSISTÊNCIA SOCIAL FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DA POPULAÇÃO DE SÃO ROBERTO

As políticas de Assistência Social ganharam um novo sentido na gestão “Tempo de Fazer Muito Mais”, em São Roberto, com a prefeita Danielly Trabulsi e a secretária da pasta, Silvia Fernanda Maciel.

Em 2021, quando todas as dificuldades batiam às portas da maioria dos brasileiros, e consequentemente, da população de São Roberto, as mãos amigas da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social chegava a cada lar, levando esperança, através de trabalhos assistenciais e dos programas de transferência de renda.

Em tempos difíceis, de restrições por conta da pandemia da Covid-19, mesmo assim os trabalhos foram feitos com todo esmero, através de visitas e atendimentos domiciliares, assim quando os beneficiários não puderam ir à secretaria, os profissionais foram até eles, afim de garantir seus direitos e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos são-robertenses.

Graças ao empenho dos profissionais que formam a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, as políticas públicas nesta área avançaram e alcançaram seu público-alvo.

Assistência Social

São mais de 1.600 famílias acompanhadas pelos programas diversos, através do Cadastro Único, em que são cadastradas 4.921 pessoas, beneficiando a população são-robertense, através dos repasses federais. Tudo acompanhado com responsabilidade, transparência e serviços de ótima qualidade aos beneficiários.

Bolsa Família (agora Auxílio Brasil), foram beneficiadas 1.209, com um valor acumulado de mais de 2,6 milhões de reais* (até outubro/2021);

PAIF – cerca de 300 famílias acompanhadas no município; mais de 250 atendimentos psicossociais; mais de 20 encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC); quase 1 mil atendimentos individuais técnicos e visitas domiciliares;

O Programa Criança Feliz atendeu cerca de 200 famílias com visitas para gestantes, crianças beneficiárias de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo do Maranhão, a SEMAS em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, entregou mais de 6 toneladas de alimentos à população carente do Município;

A coordenação da distribuição do Programa Vale Gás, foi mais uma ação que levou benefícios diretos à população, garantindo assim que os programas cheguem a que realmente necessita e ajude a melhorar a qualidade de vida dos são-robertenses; Programa Prato Cheio, uma iniciativa para amenizar as dificuldades de alimentação enfrentadas pelos munícipes em decorrência da crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid-19;

As políticas de proteção à criança e ao adolescente receberam atenção especial da gestão, com a adesão ao selo “Município sem Trabalho Infantil”; reunião/capacitação intersetorial do Selo Unicef e selo Município sem Trabalho Infantil; fortalecimento da parceria com o Conselho Tutelar; mobilizações e ações de conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil, além de outros trabalhos necessários ao combate à exploração deste público sob quaisquer aspectos;

Nesta perspectiva, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram reativados e melhorados, e ainda aconteceram várias ações ao longo do ano, como capacitações para a rede intersetorial (Educação, Saúde e Conselho Tutelar, Criança Feliz e SCFV – município sem trabalho infantil); Audiência pública “Município sem Trabalho Infantil”; inserção social através do esporte com participação no 24º Torneio da Independência e outros;

Formação da Banda Musical e do Coral “Encantos de São Roberto”, uma iniciativa inovadora levando às crianças e adolescentes a oportunidade de aprendizagem sobre o universo da música com seu desenvolvimento teórico e prático, o que já rendeu várias apresentações em eventos locais. É a gestão construindo novos conceitos e fazendo um diferencial na vida destas pessoas e de suas respectivas famílias.

Foram realizadas ainda a Conferência Municipal de Assistência Social; audiências públicas de prestação de contas das ações, mostrando assim a forma transparente de gerir as políticas públicas de assistência social no município de São Roberto.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o IFMA Campus Barra do Corda, abriu inscrições para um curso de capacitação voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, objetivando capacita-las para a qualificação profissional.

Um ano cheio de dificuldades, mas de muitas conquistas para São Roberto, nesta área. O trabalho de prestar assistência ao público com vulnerabilidade social e de transferência de renda está sendo muito bem conduzido no Município. Com muito esforço, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a secretária Silvia Fernanda Maciel, está levando a todos os cantos do município as ações necessárias para garantir qualidade de vida à população.